quarta-feira, 1 de junho de 2011

Músicas folclóricas que estimulam as crianças ao aprendizado e a entenderem as diferenças a partir do convívio com outras crianças



Como pode um peixe vivo
viver fora da agua fria
Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua,
Sem a tua companhia

Os pastores dessa aldeia
fazem prece noite e dia
COmo poderei viver
Como poderei viver

Como pode um peixa vivo
viver fora da agua fria...


1ª idéia:  para trabalhar esta música é trazer para a criança da educação infantil a diversidade de moradias dos seres vivos.
O professor pode levar um peixinho para a sala de aula(de preferencia um BETA, que pode ficar em um aquário pequeno, facil de carregar)
Os alunos ficarão impressionados com as cores, nadadeiras, movimentos do peixe explorando o aquário. A partir daí,  o professor pode fazer uma roda e conversar com os alunos os vários tipos de moradia ( alvenaria - tijolos, madeira, oca, iglus - casa de gelo), 
Dica:
De preferência com todos estes tipos de moradias expostas em figuras previamente organizadas para que as crianças visualizem e possam identificar gravuras semelhantes em outros momentos. Com isso eles terão a informação de que os peixes necessitam de água para sobrevivência, assim como nós seres humanos precisamos da companhia um do outro pra vivermos em sociedade


2ª idéia - trabalhar a diversidade, as diferenças em sala de aula, diferença entre tamanhos porte físico, cores, assim como os peixes são diferentes, os seres humanos também são e todos tem um espaço neste planeta. Trazer para a sala de aula o filme: Procurando NEMO
Nemo é um peixinho deficiente. Através deste filme as crianças poderão trazer para a realidade a necessidade da solidariedade e da harmonia para convivencia em sociedade.

Nemo


Nemo é um filhote de peixe-palhaço habitante da Grande Barreira de Coral, único sobrevivente de sua ninhada atacada por um predador, que também matou a sua mãe. O peixinho tem uma deficiência em uma das nadadeiras e, ao nadar em mar aberto para provar ao pai, Marlin, que era capaz de fazer coisas que ele não acreditava que o filho pudesse fazer, é capturado por um mergulhador e levado para um aquário em seu consultório odontológico em Sydney, Austrália. No decorrer do filme, ao mesmo tempo que seu pai tenta resgatá-lo, ele tenta a todo custo escapar do aquário onde está aprisionado.
veja mais detalhes em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Finding_Nemo
veja os trailes:





 




Deus fez os peixinhos:

Observe a riqueza desta letra e como pode ser trabalhada as diferenças em sala de aula, especialmente na educação infantil, onde se requer uma linguagem acessivel para o nível de maturidade ( entendimento das crianças)







DEUS FEZ OS PEIXINHOS

DEUS FEZ OS PEIXINHOS PARA O RIO E O MAR!

DEUS FEZ OS PEIXINHOS E OS PÔS A NADAR!

QUANDO BRINCAM N’ÁGUA ATÉ O FUNDO VÃO!

BRINCAM SEM CUIDADO VEJAM SÓ COMO ELES SÃO:

UM É PEQUENINO, O OUTRO É GRANDALHÃO

UM É MAGRICELO, O OUTRO É GORDUCHÃO

QUANDO BRINCAM N’ÁGUA ATÉ O FUNDO VÃO

BRINCAM SEM CUIDADO VEJAM SÓ COMO ELES SÃO!

COMEM MINHOQUINHAS , FARELO DE PÃO

FOGEM LIGEIRINHOS DO “SEU TUBARÃO”

QUANDO BRINCAM N’ÁGUA ATÉ O FUNDO VÃO

BRINCAM SEM CUIDADO VEJAM SÓ COMO ELES SÃO!


Veja ainda outros sites com idéias legais para exploração da música folclórica na educação infantil e dicas de como trabalhar este conteúdo:


videos do youtube:




Imagens do Google:

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQqE63upqOVgioi2sTglRt7QYbSNCWMudiyxjMcyvNA-5cuQiii

Nenhum comentário:

Postar um comentário