quarta-feira, 15 de junho de 2011

Projeto social no município de Presidente Prudente que contribui para a não violência e auxilia adolescentes em situação de vulnerabilidade

Universidade Metodista de São Paulo – Curso de Pedagogia
Alunas do Pólo Presidente Prudente:                                                                                                                 
Aparecida Pavesi de Lima Sales R.A.167538                                                                                                         
Rosimeire da Silva 
R.A.162186

De acordo com o que estudamos no curso de Pedagogia na Universidade Metodista de São Paulo no módulo: Problemas Contemporâneos e desafios para a escola. Chegamos a conclusão que o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA visa assegurar a garantia de condições de vida digna para que o sujeito em formação chegue a fase adulta como um cidadão crítico, com suporte para sobrevivência e convivência na sociedade da qual faz parte.
Em Presidente Prudente contamos com o Projeto Criança Cidadã totalmente embasado no ECA, que através de suas atividades “tira” a criança e o adolescente das ruas e faz com que desenvolva atividades que ajudarão no conhecimento formal e informal, dando o acesso a inclusão digital, entre outros benefícios como a Educação para  a Paz, diminuindo os índices de violência em nossa cidade. O Projeto Criança Cidadã desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social de Presidente Prudente desde 1997, atende atualmente aproximadamente 1.100 crianças e adolescentes, de seis a 14 anos em 11 núcleos que atendem os bairros: Alexandrina, Morada do Sol, Montalvão, Sítio São Pedro, Augusto de Paula, Cambuci, Nochette, Ana Jacinta, Brasil Novo, SESI, Sabará, Vila Iti, Monte Alto, Vila Nova Prudente, Itapura, Brasília, Jequitibás e Cidade da Criança. As atividades sócio-educativas elaboradas por 25 educadores são aplicadas no contra-turno do período escolar em parceria com o Projeto Guri, para atender 50 crianças do núcleo São Pedro, zona Oeste da cidade oferecendo duas aulas semanais de instrumentos musicais como violão, violino e coral. Existe um convênio com a Secretária de Esportes de Presidente Prudente (Semepp) para oferecer atividades esportivas. As aulas de natação atender quase 200 crianças dos núcleos da Vila Iti, Morada do Sol e Cedral. As atividades serão realizadas no Centro Esportivo Antonio Benites (Ceab), no Jardim Itapura. Além da modalidade Karatê da Semepp, que já contempla 100 crianças dos núcleos da Vila Iti e Ana Jacinta.
Este projeto tem como objetivo proporcionar um espaço de convivência, para formação, participação, cidadania, e autonomia das crianças e adolescentes a partir de seus interesses. Para desenvolver as demandas e potencialidades. As crianças e adolescentes são atendidas prioritariamente no núcleo mais próximo a sua residência de forma a proporcionar uma interação efetiva entre as famílias, escolas e comunidade.
Diversas atividades e oficinas são oferecidas aos alunos deste projeto: Leitura, Artesanato, Roda da Conversa, Lazer e Recreação. São abordados temas transversais como: ética, cidadania, saúde, convivência social, pluralidade cultural, campanhas educativas, entre outros. "O conjunto das atividades oferecidas visam favorecer o desenvolvimento global da criança, pois integra os diferentes aspectos: cognitivo, afetivo social e físico", explica. O atendimento as crianças e adolescentes ocorre de segunda a quinta-feira. Sendo que as sextas-feiras para visitas domiciliares, encontros e reuniões.





Nenhum comentário:

Postar um comentário