SEGUNDO Cleodelice Aparecida Zonato Fante
Na atualidade, um dos temas que vem despertando cada vez mais, o interesse de profissionais das áreas de educação e saúde, em todo o mundo, é sem dúvida, o do bullying escolar. Termo encontrado na literatura psicológica anglo-saxônica, que conceitua os comportamentos agressivos e anti-sociais, em estudos sobre o problema da violência escolar.
Sem termo equivalente na língua portuguesa, define-se universalmente como “um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotado por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento”. Insultos, intimidações, apelidos cruéis e constrangedores, gozações que magoam profundamente, acusações injustas, atuação de grupos que hostilizam, ridicularizam e infernizam a vida de outros alunos, levando-os à exclusão, além de danos físicos, psíquicos, morais e materiais, são algumas das manifestações do comportamento bullying.
O Bullying é o ato de discriminar, de ofender por se ter preconceito quanto a condição física
(quando os alunos fazem piadas excesso de peso, ou porque o outro aluno é magro) , etnia
(quando os alunos ofender porque o aluno é branco, negro, índio, japonês, entre outros).
Ainda existem as discriminações por opções sexuais (homossexualismo), ou ainda por condições socioeconômicas. Este problema vem se agravando a cada dia e para reduzi-lo é necessária a cooperação de todos da comunidade: pais (família), funcionários da escola.
QUAIS OS TIPOS DE BULLYING?
- Verbal: chamar nomes, ser sarcástico, lançar calúnias ou gozar com alguma característica particular do outro (“gordo”, “caixa de óculos”,…)
- Físico: puxar, pontapear, bater, beliscar ou outro tipo de violência física
- Emocional: excluir, atormentar, ameaçar, manipular, amedrontar, chantagear, ridicularizar, ignorar
- Racista: toda a ofensa que resulte da cor da pele, de diferenças culturais, étnicas ou religiosas
- Cyberbullying: utilizar tecnologias de informação e comunicação (internet ou telemóvel) para hostilizar, deliberada e repetidamente, uma pessoa, com o intuito de a magoar
Acesse o site e veja mais sobre o assunto:
A COMUNIDADE E A ESCOLA PRECISAM SE UNIR PARA QUE MEDIDAS SEJAM TOMADAS PARA QUE ESTES INDICES DE VIOLENCIA SEJAM DIMINUIDOS, PRECISAMOS INVESTIR NAS CRIANÇAS QUE SERÃO OS FUTUROS CIDADÃOS DO NOSSO PAÍS.
IMAGENS DO GOOGLE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário